S.C.C.G

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
O Corinthians Gaúcho é um time de Futebol Amador criado em 1977 na Cidade de Porto Alegre, RS. Com uma formação atual de 30 atletas, o clube continua seu histórico de conquistas e feitos importantes.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Histórico do Clube

Maio de 1977. O Brasil era governado ainda por militares e por cima um gaúcho chamado General Ernesto Geisel, nascido em Bento Gonçalves.
            Neste ano a equipe paulista do Corinthians estava em evidência nas emissoras de TVs, rádios e jornais; tentava conquistar o Paulistão após 23 anos de insucessos. Um feito histórico que marcou uma década. Que emocionou pessoas de todas as regiões do país.

            Foi no meio desses feitos históricos que um clube começava a ser formado em Porto Alegre, RS – O Sport Clube Corinthians Gaúcho estava criado para uma existência cheia de glórias.



As CORES, o UNIFORME e o NOME:

            O material esportivo da época era precário, os tempos realmente eram outros. As opções eram times que tinham as cores preta e branca, pela facilidade de arrumar uniformes naquela época.
Tênis: tínhamos o Kichute, Bamba e a Conga;
Camisetas: eram geralmente de algodão branca ( Hering ) - porque as escolas normalmente adotavam este uniforme para a prática da Educação Física.
Calção: praticamente todos tinham um calção branco ou preto. Eram as cores predominantes daqueles anos.
O bom ano vivido pelo Corinthians Paulista, a exposição que haviam ganhado na mídia, e as cores e materiais disponíveis foram fatores que influenciaram na decisão do nome.
Foi providenciado os números e os distintivos nas lojas Cauduro e Pavão do centro de Porto Alegre, e daí sim: Estava criado o CORINTHIANS GAUCHO.


A história do PRIMEIRO Time:
           
            Tudo começou em uma noite de outono, na Rua “ F ” do bairro Jardim Itú Sabará COINMA, Porto Alegre ( atual José Marcelino Martins, nº 339) num bate-bola entre alguns amigos, Zé, Marcão, Otávio, Airton, Beça, Mascaranha e Thirson, na garagem da Dona Zila. A rua era bastante escura, as luzes da rua ainda eram lâmpadas incandescentes e eram acesas pela Dona Dorilda no disjuntor do poste do quadradão (espaço de um estacionamento).  
            O bairro atualmente é uma localidade de classe média, mas antigamente o Sabará era um arrabalde pobre onde o principal divertimento dos moradores era o futebol. Mas a estrutura era mais do que suficiente para a felicidade daquela meninada, e desse cenário que saiu a idéia da criação de um time de futebol.



O primeiro CAMPEONATO:

            No dia 07 de maio de 1977, o CORINTHIANS GAUCHO estréia em um triangular de futebol sete na Escola Ginásio Ipiranga (atual Dom Luis Guanella).
            O resultado foi um segundo lugar perdendo a decisão, para a surpresa de muitos, para Barão Bambutcha, time do Leco, que montou um grupo de ultima hora para fazer frente ao mais novo time da rua,
            A particularidade do primeiro campeonato fica pelo fato de que um conhecido do grupo, Rico, que era irmão do Marcão, um dos fundadores do time;  durante a semana tinha espionado a gurizada e passado todas as informações do novo time para o grande adversário, que veio a ser o campeão da competição.



A CASA do clube:

            Depois do primeiro campeonato a equipe alvinegra só cresceu e foi em busca de um “estádio” para treinamento. Veio o campinho chamado "Arranca Toco", todo de paralelepípedo onde saiu os primeiros campeonatos ganhos. Enquanto o time jogava as meninas da rua ficavam penduradas na cerca divisória do campo com bandeiras e apitos torcendo pelo grupo.
            Logo depois se mudou para o "Carecão", um campo grande de futebol 7, todo de areião.
            O time acabou crescendo muito e até mesmo a gurizada da rua que era normalmente adversária acabou se unindo e isso levou a formar um time a cada dia mais forte. 


            Depois dessa época inicial, considerada como "os bons tempos aqueles" pelos seus criadores, o clube cresceu muito e conquistou muitas façanhas. Após o que se segue na história do Corinthians Gaucho já se mistura com a atualidade, de um clube copeiro, de chegada e figurando entre as principais equipes de futebol amador de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu recado: